Ouça este conteúdo
Nesta sexta-feira (26), o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse que parlamentares da oposição têm sido “humilhados diariamente” por conta da omissão do presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A declaração foi dada durante entrevista concedida à CNN Brasil.
Na ocasião, Valdemar Costa falava sobre as constantes interferências de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Legislativo e sobre as operações recentes da Polícia Federal (PF), autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, contra os deputados Carlos Jordy e Alexandre Ramagem. ambos do PL.
“A reclamação é muito grande. Nós temos Três Poderes e o Poder mais importante de todos é o Legislativo, que pode cassar um Presidente, um ministro do Supremo. E, nós somos humilhados diariamente porque o presidente do Senado (Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não toma uma providência, ele não reage. Quando bloquearam os telefones dos deputados, no ano passado, após a eleição, ele já deveria ter tomado uma providência. O cidadão ia lá (na Justiça) para ver por que bloquearam, mas não tinha processo, não davam acesso. Eles (membros do Judiciário) não respeitam o Ministério Público, não respeitam a própria Justiça. E nós nunca tivemos uma reação do presidente do Congresso. Ele não reage, isso é incrível”, afirmou Valdemar Costa.
O presidente do PL ainda reforçou que, de acordo com o entendimento do próprio STF sobre o foro privilegiado, parlamentares não poderiam responder por suspeitas de crimes supostamente cometidos fora do mandato, como no caso do deputado Ramagem que é acusado de integrar um grupo que monitorava autoridades quando ainda era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Na quinta-feira (25), o senador e líder da oposição no Congresso, o senador Rogério Marinho (PL-RN), disse ter conversado com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre os avanços das ações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as prerrogativas do Parlamento.
Marinho também disse que irá procurar outros líderes no Congresso para debater a situação e buscar meios de restabelecer o equilíbrio entre os Poderes.
Na mesma entrevista desta sexta-feira (26), Valdemar Costa também disse que o PL está alinhado com a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, e que sem o apoio do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), Nunes não conseguirá ser reeleito.