Nesta sexta-feira (26), o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse que parlamentares da oposição têm sido “humilhados diariamente” por conta da omissão do presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A declaração foi dada durante entrevista concedida à CNN Brasil.
Na ocasião, Valdemar Costa falava sobre as constantes interferências de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Legislativo e sobre as operações recentes da Polícia Federal (PF), autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, contra os deputados Carlos Jordy e Alexandre Ramagem. ambos do PL.
“A reclamação é muito grande. Nós temos Três Poderes e o Poder mais importante de todos é o Legislativo, que pode cassar um Presidente, um ministro do Supremo. E, nós somos humilhados diariamente porque o presidente do Senado (Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não toma uma providência, ele não reage. Quando bloquearam os telefones dos deputados, no ano passado, após a eleição, ele já deveria ter tomado uma providência. O cidadão ia lá (na Justiça) para ver por que bloquearam, mas não tinha processo, não davam acesso. Eles (membros do Judiciário) não respeitam o Ministério Público, não respeitam a própria Justiça. E nós nunca tivemos uma reação do presidente do Congresso. Ele não reage, isso é incrível”, afirmou Valdemar Costa.
O presidente do PL ainda reforçou que, de acordo com o entendimento do próprio STF sobre o foro privilegiado, parlamentares não poderiam responder por suspeitas de crimes supostamente cometidos fora do mandato, como no caso do deputado Ramagem que é acusado de integrar um grupo que monitorava autoridades quando ainda era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Na quinta-feira (25), o senador e líder da oposição no Congresso, o senador Rogério Marinho (PL-RN), disse ter conversado com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre os avanços das ações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as prerrogativas do Parlamento.
Marinho também disse que irá procurar outros líderes no Congresso para debater a situação e buscar meios de restabelecer o equilíbrio entre os Poderes.
Na mesma entrevista desta sexta-feira (26), Valdemar Costa também disse que o PL está alinhado com a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, e que sem o apoio do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), Nunes não conseguirá ser reeleito.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF