Ouça este conteúdo
A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, fez um protesto no Congresso contra a sessão que pode derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao marco temporal de demarcação das terras indígenas, aprovado no Legislativo no final do mês de setembro. A manifestação desta quinta (14) ocorreu pouco antes do início da análise e levou a um reforço da segurança na casa.
Um vídeo publicado pela Folha de São Paulo mostra a ministra e mais alguns indígenas fazendo um protesto em frente ao Congresso e caminhando pelos corredores até as proximidades do plenário da Câmara dos Deputados, onde a sessão conjunta com senadores está sendo realizada. São cerca de 10 pessoas que caminharam de braços dados entoando cantos indígenas.
Outra imagem mostra um grupo de sete agentes reforçando a segurança do plenário, mas sem manifestantes próximos.
O veto de Lula ao marco temporal é considerado um dos mais sensíveis pelos parlamentares, que foi aprovado no Senado por 43 a 21. A decisão do presidente gerou reação imediata dos congressistas e de bancadas do Congresso – principalmente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Além do marco temporal, o veto integral à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos também mexeu com o Legislativo e levou a uma crise com o governo. Os parlamentares, entidades do setor produtivo e até mesmo centrais sindicais criticaram e se mobilizaram para derrubar o veto – o que deve ocorrer ainda nesta quinta (14).