- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as primeiras condenações dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro no STF
*) O Supremo Tribunal Federal (STF) já concluiu o julgamento de três réu acusados pelos atos de 8 de janeiro. Todos foram condenados, com penas de 14 anos de prisão para um deles e de 17 anos de prisão para outros dois.
Em todos estes casos, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes. Os magistrados consideraram que o objetivo comum da multidão que vandalizou o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF era depor o presidente Lula e restringir ou impedir o exercício do poder pelo Legislativo e o Judiciário.
Claro que houve algumas divergências, como a discussão que envolveu os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. Mas o fato é que a maioria dos ministros do STF foi na linha da punição pesada aos primeiros réus.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa os recados deixados no julgamento dos primeiros acusados do 8 de janeiro no STF e as sinalizações para os próximos julgamentos.
O convidado é o Renan Ramalho, jornalista de política da Gazeta do Povo, especializado na cobertura de Justiça em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Ao anunciar mudanças na Meta, Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF
Secretário de Lula diz que decisão de Zuckerberg é “convite para ativismo da extrema-direita”
Lula comunica demissão de Pimenta e Sidônio assume comunicação do governo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF