Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaga de ministra

STF fecha lista tríplice de mulheres para Lula escolher ao TSE

TSE inicia divulgação de dados dos candidatos das eleições 2022
Fachada do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal definiu, nesta quarta-feira (6/9), a lista tríplice de mulheres juristas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolher para a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A lista é composta pelas advogadas Marilda de Paula Silveira, Daniela Lima de Andrade Borges e Vera Lúcia Santana Araújo.

Os ministros do STF votaram nas indicações apresentadas pelo TSE. Ao proclamar o resultado, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse estar muito satisfeita com o fato de a lista ser composta integralmente por mulheres.

As três indicadas já fizeram parte de listas anteriores enviadas ao Supremo pelo TSE para o preenchimento de vagas.

O presidente Lula irá escolher uma das indicadas para preencher o posto da ministra Maria Claudia Bucchianeri, que tomou posse em agosto de 2021.

O tribunal eleitoral conta com sete integrantes. Três vagas são destinadas a membros do STF, duas ao Superior Tribunal de Justiça e duas devem ser preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, o nome é escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Supremo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros