O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a partir desta sexta-feira (30) recursos apresentados pelo X contra o bloqueio de perfis de investigados em inquéritos que tramitam na Corte. A plataforma tenta reverter decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Os recursos serão julgados pela Primeira Turma do STF no plenário virtual, informou o portal g1. O colegiado é formado por cinco ministros: Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino, além de Moraes.
Durante a análise no plenário virtual, os ministros apenas depositam seus votos por escrito no sistema da Corte, seguem ou divergem do relator, não há discussão sobre os casos.
O julgamento está marcado para terminar no dia 6 de setembro, às 23h59. A Primeira Turma vai analisar se o bloqueio deve ser aplicado no perfil como um todo ou a postagens específicas.
X encerrou operação no Brasil
No último dia 17, a plataforma anunciou o encerramento das operações no Brasil. A decisão foi a mais recente no embate entre o bilionário Elon Musk, dono da rede social, e o ministro Alexandre de Moraes.
A empresa havia descumprido novas ordens do ministro para derrubar perfis de investigados. Em nota, a plataforma afirmou que “Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal".
Em abril, o próprio Musk questionou as determinações de Moraes. O empresário também sugeriu que o ministro “deveria renunciar ou sofrer impeachment”. Após a repercussão, o magistrado incluiu o bilionário no inquérito das “milícias digitais”.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF