# Após decisões diferentes dadas por dois ministros, plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julga se os decretos que vetam missas e cultos presenciais são inconstitucionais
***) O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira (7) um tema que tem gerado polêmica dentro e fora da corte nos últimos dias: os decretos que vetam atividades religiosas coletivas presenciais são ou não são inconstitucionais?
Pra trazer aqui um breve resumo do que aconteceu nos últimos dias: no sábado, véspera do domingo de Páscoa, o ministro Kassio Nunes Marques autorizou por liminar a realização de cultos, missas e demais celebrações religiosas em todo o país.
Dois dias depois, em outra ação, Gilmar Mendes negou pedidos do Conselho Nacional de Pastores do Brasil e do Partido Social Democrático (PSD) para derrubar o decreto do governo de São Paulo que vetou atividades religiosas coletivas presenciais.
Plenário do STF vai decidir sobre missas e cultos presenciais
Duas decisões em sentidos contrários. Agora, a palavra ficará com o plenário do STF, que deve pacificar a questão. É claro que, como pano de fundo de tudo isso, está a situação da pandemia no país, que segue muito grave, e o fato de autoridades de saúde apontarem os cultos presenciais como potenciais locais de grande transmissão do coronavírus.
O que está em jogo neste caso - direitos constitucionais à saúde e à liberdade religiosa. Este episódio do podcast 15 Minutos fala do tema. O convidado é o Leonardo Desideri, repórter da editoria de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.