# Após decisões diferentes dadas por dois ministros, plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julga se os decretos que vetam missas e cultos presenciais são inconstitucionais
***) O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira (7) um tema que tem gerado polêmica dentro e fora da corte nos últimos dias: os decretos que vetam atividades religiosas coletivas presenciais são ou não são inconstitucionais?
Pra trazer aqui um breve resumo do que aconteceu nos últimos dias: no sábado, véspera do domingo de Páscoa, o ministro Kassio Nunes Marques autorizou por liminar a realização de cultos, missas e demais celebrações religiosas em todo o país.
Dois dias depois, em outra ação, Gilmar Mendes negou pedidos do Conselho Nacional de Pastores do Brasil e do Partido Social Democrático (PSD) para derrubar o decreto do governo de São Paulo que vetou atividades religiosas coletivas presenciais.
Plenário do STF vai decidir sobre missas e cultos presenciais
Duas decisões em sentidos contrários. Agora, a palavra ficará com o plenário do STF, que deve pacificar a questão. É claro que, como pano de fundo de tudo isso, está a situação da pandemia no país, que segue muito grave, e o fato de autoridades de saúde apontarem os cultos presenciais como potenciais locais de grande transmissão do coronavírus.
O que está em jogo neste caso - direitos constitucionais à saúde e à liberdade religiosa. Este episódio do podcast 15 Minutos fala do tema. O convidado é o Leonardo Desideri, repórter da editoria de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF