Uma pesquisa divulgada nesta segunda (3) aponta que 31% dos brasileiros consideram como ruim ou péssimo o trabalho desenvolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e 28% como regular. Os dados foram apurados pelo PoderData e indicam, ainda, que a avaliação ótima ou boa é considerada por 25% dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, a avaliação ruim ou péssima está em queda desde setembro do ano passado, quando alcançou um pico de 46%. Por outro lado, os que consideram positivamente os trabalhos do STF também estão em queda após o pico de 31% em dezembro de 2022.
Já uma avaliação mais regular é considerada por 28% dos brasileiros, em crescimento desde meados do ano passado. Os que não souberam avaliar o desempenho da Suprema Corte avançaram para 16% neste ano, contra uma mediana de 2% a 7% ao longo de 2022.
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 33% consideram o trabalho do STF como ruim ou péssimo, contra 20% de ótimo ou bom e 26% de regular. Do outro lado, os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 somam 28% na avaliação ruim/péssimo, 30% de ótimo/bom e 28% de regular.
O PoderData ouviu 2,5 mil eleitores por ligações telefônicas entre os dias 25 e 27 de junho em 262 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião