É bastante comum a indicação de parentes para a vaga de suplente dos senadores; o cargo também é muitas vezes destinado a empresários que financiam parte da campanha eleitoral do titular
***) Chegou a causar certa surpresa para muita gente a descoberta de que o suplente do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), aquele flagrado com dinheiro na cueca, era o seu próprio filho, Pedro Arthur. Mas é bastante comum a indicação de parentes para a suplência dos senadores. Filho, pai, esposa e outros parentes já passaram pela experiência.
O cargo também é muitas vezes destinado a empresários que financiam parte da campanha eleitoral do senador titular. Há pelo menos dois na atual legislatura. Os suplentes geralmente são breves e custam caro ao contribuinte.
Quanto custam?
A maioria dos suplentes fica quatro meses no cargo e custa pouco mais de R$ 200 mil. Isso porque, além do salário, eles recebem dois auxílios-mudança, um no início e outro no final do efêmero “mandato”. Por coincidência, cada um desses auxílios custa R$ 33,7 mil – um pouquinho mais do que foi encontrado na cueca do senador Chico.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre quanto custam esses suplentes e conta alguma histórias. O convidado é o Lucio Vaz, o fiscal dos políticos, que é blogueiro aqui da Gazeta do Povo e assina reportagem sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Haddad diz que fechou pacote de corte de gastos em “reunião definitiva” com Lula
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF