Um em cada quatro eleitores brasileiros acredita que o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode ser o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta (25) pelo Paraná Pesquisas.
O instituto foi às ruas para apurar a percepção dos brasileiros sobre a sucessão presidencial de 2026 caso Bolsonaro seja tornado inelegível por conta dos processos a que responde em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o Paraná Pesquisas, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é a segunda mais citada entre os eleitores, seguida pelo governador mineiro Romeu Zema (Novo), pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) e pelo governador paranaense Ratinho Jr (PSD). Veja abaixo:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 25,8%;
- Michelle Bolsonaro (PL): 14,3%;
- Romeu Zema (Novo): 9,3%;
- Flávio Bolsonaro (PL): 8,2%;
- Ratinho Junior (PSD):6,8%;
- Ninguém: 13,3%;
- Não sabe/não opinou: 22,3%.
A pesquisa revelou que Freitas é o mais indicado em todas as regiões do país, principalmente no Sudeste (28,8%) e no Norte e Centro-oeste (27%). Já a ex-primeira-dama é a segunda mais citada no Nordeste (19,1%).
Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.023 pessoas em 164 municípios dos 26 estados e Distrito Federal entre os dias 16 e 21 de maio de 2023. O grau de confiança é de 95% com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais, com variações entre 2,2 e 5,6 pontos porcentuais entre as regiões pesquisadas. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF