Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vacina

Técnicos que participaram da elaboração do Plano de Imunização criticam documento

Acordos do Paraná por vacinas da Covid estão emperrados.
Acordos do Paraná por vacinas da Covid estão emperrados. (Foto: Unsplash)

Ouça este conteúdo

Um grupo de 36 técnicos que assessoraram o Ministério da Saúde na elaboração do Plano Nacional de Imunização para A covid-19 divulgou, neste sábado, uma nota conjunta criticando o fato de o documento ter sido entregue ao Supremo Tribunal Federal e, na sequência, tornado público, antes mesmo de ter sido apresentado a eles.

“O grupo técnico assessor foi surpreendido no dia 12 de dezembro de 2020 pelos veículos de imprensa que anunciaram o envio do Plano Nacional de Vacinação da covid-19 pelo Ministério da Saúde ao STF. Nos causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência. Importante destacar que o grupo técnico havia solicitado reunião e manifestado preocupação pela retirada de grupos prioritários e pela não inclusão de todas as vacinas disponíveis que se mostrarem seguras e eficazes”, diz a nota.

Na nota o grupo ainda faz apontamentos sobre questões que sugeriram ao plano e acabaram não contempladas. Os técnicos reiteram a recomendação técnica para que todas as populações vulneráveis sejam incluídas na prioridade de vacinação, incluindo a população carcerária. O grupo também pede a ampliação da vacinação para todos os trabalhadores da educação e de áreas essenciais. E que o governo “abra negociações para a aquisição de outras vacinas que atendam os requisitos de eficácia, segurança e qualidade”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.