Ouça este conteúdo
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Beirute, nesta quarta-feira (9), com mais 218 brasileiros resgatados do Líbano, entre eles 11 crianças de colo, e ainda cinco animais de estimação. Esse é o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro e inclui uma escala técnica em Lisboa, em Portugal, antes da chegada à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), prevista para a manhã desta quinta-feira (10), por volta das 7h30.
Com essa operação, o número de repatriados deve alcançar 674 pessoas e 11 animais domésticos. A ação é organizada pelo governo brasileiro. A prioridade no resgate é para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no Líbano, e cerca de 3 mil já manifestaram interesse em retornar.
Além do resgate, o voo também levou ao Líbano uma carga de insumos médicos, com 491 quilos de medicamentos e suprimentos para saúde, organizados pela Agência Brasileira de Cooperação e em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa. A operação incluiu sete toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, destinados a ajudar no enfrentamento da crise humanitária no país.
No Brasil, os repatriados serão recepcionados por uma força-tarefa que inclui equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e da Agência da ONU para as Migrações (OIM). A ação visa identificar e atender às necessidades imediatas dos resgatados, como apoio médico e psicológico, além de avaliar a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família para aqueles em situação de vulnerabilidade.