A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Beirute, nesta quarta-feira (9), com mais 218 brasileiros resgatados do Líbano, entre eles 11 crianças de colo, e ainda cinco animais de estimação. Esse é o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro e inclui uma escala técnica em Lisboa, em Portugal, antes da chegada à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), prevista para a manhã desta quinta-feira (10), por volta das 7h30.
Com essa operação, o número de repatriados deve alcançar 674 pessoas e 11 animais domésticos. A ação é organizada pelo governo brasileiro. A prioridade no resgate é para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no Líbano, e cerca de 3 mil já manifestaram interesse em retornar.
Além do resgate, o voo também levou ao Líbano uma carga de insumos médicos, com 491 quilos de medicamentos e suprimentos para saúde, organizados pela Agência Brasileira de Cooperação e em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa. A operação incluiu sete toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, destinados a ajudar no enfrentamento da crise humanitária no país.
No Brasil, os repatriados serão recepcionados por uma força-tarefa que inclui equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e da Agência da ONU para as Migrações (OIM). A ação visa identificar e atender às necessidades imediatas dos resgatados, como apoio médico e psicológico, além de avaliar a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família para aqueles em situação de vulnerabilidade.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF