O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli passou por uma operação para a retirada de duas hérnias neste sábado (20). O procedimento foi bem sucedido e o ministro está em observação, sem previsão de alta, segundo boletim médico do hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo.
Toffoli retirou, por meio de procedimento robótico, uma hérnia inguinal direta e uma hérnia umbilical. A primeira é uma saliência na região da virilha, geralmente quando o intestino empurra a parede abdominal. A hérnia umbilical também costuma ter como causa o "escape" de uma parte do intestino.
O ministro é tratado pelos médicos Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, Ludhmilla Hajjar e Pedro Loretti. Em 2022, Toffoli havia retirado outra hérnia de hiato, no esôfago, sob os cuidados também Vasconcellos, especialista na área.
Em 2020, Toffoli foi hospitalizado para drenagem de um abscesso e permaneceu no hospital por suspeita de contaminação por covid-19, depois descartada. Em maio de 2023, ele precisou ser internado após exame positivo para o coronavírus.
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
Ex-publicitária do PT é investigada por agir como braço do esquema de fraudes do INSS em Portugal
Otan x Rússia? Aliados discutem possível guerra híbrida contra Moscou