A política de “tolerância zero” para invasões de terras, determinada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez o estado conquistar um dos menores níveis de risco para crimes contra propriedades privadas do país. Segundo reportagem da revista Veja publicada neste domingo (12), graças ao trabalho integrado das polícias do estado, aliado ao uso de ferramentas tecnológicas para monitoramento e ao endurecimento na legislação, Caiado viabilizou uma política de segurança de destaque para uma unidade da Federação dominada por grandes imóveis rurais e pela predominância do agronegócio.
As ações intensivas destacadas pela revista envolvem rondas policiais constantes e deram à gestão de Caiado o diferencial de atuar mais fortemente para “impedir e desmobilizar invasões de propriedades promovidas principalmente por grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST)”.
Entre os êxitos citados está o episódio protagonizado pelas forças de segurança goianas para impedir, sem o uso de força, uma invasão de propriedade rural no município de Vila Boa, região do Entorno do Distrito Federal. A operação foi realizada pelas polícias Civil e Militar e garantiu a integridade da propriedade pertencente a uma usina do Grupo Companhia Bioenergética Brasileira (CBB). O MST é um tradicional aliado do presidente Luiz Inácio Lua da Silva (PT) e de seu partido, ambos rivais históricos de Caiado.
Graças a uma lei estadual sancionada por Caiado, foram estabelecidas sanções para invasores de propriedades particulares, prevendo a aplicação de multas, vedação para o recebimento de auxílios e benefícios em programas sociais, proibição de participação em concursos públicos ou ocupação de cargos comissionados do estado. Esse modelo, sublinha a Veja, inspirou um programa semelhante de ações coordenadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A pauta da segurança pública é um dos principais pilares da campanha que o governador goiano pretende levar adiante rumo ao Palácio do Planalto em 2026, se colocando desde já como uma opção dentre as candidaturas de direita.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF