# Pressionado pelas necessidades que surgiram com a pandemia, o mercado de trabalho brasileiro acabou empurrado para o futuro.
***) A pandemia empurrou o mercado de trabalho do Brasil para o futuro. Medidas de isolamento social levaram à a ampla adoção do home office e, ao mesmo tempo, uma aceleração da transformação digital em diversos setores e segmentos.
Esses dois movimentos ganharam força em 2020 para que empresas garantissem sua sobrevivência em tempos de pandemia, mas prometem ter vindo para ficar.
A partir de algumas dessas mudanças, que foram aceleradas pela pandemia, é possível traçar uma previsão de quais os trabalhadores que podem ser mais afetados e aqueles que, em tese, devem se beneficiar desse novo mercado de trabalho.
Mudanças no trabalho provocadas pela pandemia
É sobre essas transformações provocadas pela Covid-19 que nós falamos nesse segundo episódio do podcast 15 Minutos sobre pandemia e mercado de trabalho. O primeiro programa desta série falou sobre aumento da informalidade.
Mais uma vez a convidada é a Cristina Seciuk, editora de Economia da Gazeta do Povo, responsável pela produção dessa série de três reportagens sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.