A organização “Transparência Internacional” publicou uma nota nesta sexta-feira (22) rejeitando e condenando “as acusações infundadas e o assédio judicial” da empresa J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, no recurso julgado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a multa de 10,3 bilhões de reais da empresa..
De acordo com a ONG, “a J&F tem usado a lamentável tática de disseminar desinformação sobre o trabalho da Transparência Internacional e dos agentes responsáveis pela aplicação da lei para escapar de sanções criminais e administrativas por grandes esquemas de corrupção que confessou tanto no Brasil quanto nos EUA”. E ainda citam que a empresa usa como “pano de fundo os golpes sistêmicos aos esforços anticorrupção ocorridos durante o governo Bolsonaro”.
Apesar de se comprometer publicamente e perante as autoridades judiciais no Brasil e nos EUA a, A Transparência também diz que “a J&F continua a apresentar informações falsas”, apesar de ter se “comprometido publicamente a descontinuar suas atividades criminosas e a adotar elevados padrões éticos”.
“É desconcertante que a decisão do Supremo, que suspendeu uma multa de US$ 2,01 bilhões à J&F, com base em tais informações, tenha sido emitida por um único juiz num processo sigiloso”, critica a organização.
Veja a fala do François Valérian, presidente da Transparência Internacional:
“A conduta atual da J&F no Brasil revela como a impunidade pode favorecer o mau comportamento de uma empresa, especialmente uma empresa com histórico de grande corrupção e graves crimes ambientais na Amazônia. A recente suspensão das sanções contra a J&F no Brasil, uma decisão baseada em falsas alegações e tomada por um juiz da mais alta Corte do país, é profundamente preocupante. Levanta preocupações de que o comportamento desonesto da J&F e de sua principal empresa, a JBS, persistirão, impactando os direitos das pessoas e o meio ambiente no Brasil e no mundo. As autoridades brasileiras e internacionais, os investidores e a sociedade civil devem tomar medidas decisivas para evitar isso. A Transparência Internacional não se deixará intimidar e permanecerá firmemente comprometida com a luta contra a corrupção no Brasil e no mundo.”
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião