O presidente Lula (PT) disse que o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, “tem que pensar que é um habitante do planeta Terra” e que a responsabilidade ambiental precisa fazer parte das preocupações do seu governo.
Para Lula, por ser uma potência econômica, os EUA têm responsabilidade com o resto do mundo do ponto de vista geopolítico. Segundo o petista, Trump precisa ter “noção” do tamanho do mundo.
“Eu acredito que o presidente Trump, ele tem que pensar que é um habitante do planeta Terra. E se ele pensa como o comandante do mais importante e rico país do mundo, o mais importante, que tem a maior tecnologia e que está melhor preparado do ponto de vista bélico [...] Todos nós temos que nos responsabilizar pela manutenção do planeta Terra”, disse Lula em entrevista concedida à CNN Brasil, nesta quinta-feira (7).
“Nós precisamos garantir que o planeta não sofra com um aquecimento maior do que 1,6 graus. Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. E nós precisamos garantir que os biomas de todos os países sejam preservados”, completou o petista.
Na semana passada, antes das eleições americanas, Lula declarou apoio a Kamala Harris e sinalizou que a vitória de Trump significaria a volta do “fascismo e nazismo com outra cara”.
Ao bater a democrata Kamala Harris na eleição dos Estados Unidos da terça-feira (5), o republicano Donald Trump se tornou o segundo ex-presidente da história do país a voltar a vencer o pleito presidencial depois de ter deixado a Casa Branca.
Relações entre os dois países
Ao parabenizar Trump pela vitória, Lula adotou um tom pragmático e desejou “sorte e sucesso ao novo governo”.
Ao adotar o mesmo tom de Lula, o senador e líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que a relação política e comercial entre Brasil e Estados Unidos se manterá inalterada após a vitória de Trump.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF