O corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, abriu uma investigação na última sexta-feira (1) contra uma intérprete de libras que participou de uma live com o ex-presidente Jair Bolsonaro, de acordo com o portal de notícias G1.
A investigação ocorre a pedido do PDT e apura se Bolsonaro cometeu abuso de poder político ao realizar uma live em 2022 durante a campanha eleitoral. O partido questiona o uso de bens públicos e de serviços custeados pelo governo anterior na realização de lives com suposto caráter eleitoral.
A intérprete participou da live de forma voluntária, segundo o PL afirmou ao G1. O TSE afirma que nesse caso a intérprete deveria ter registrado seu serviço prestado como doação de campanha. A Justiça deve investigar agora se isso foi registrado.
A ex-deputada e advogada Janaína Paschoal criticou a investigação em sua conta no Twitter (hoje chamado de X). "Gente, pelo amor de Deus, não tem sentido expor essa senhora, chega a ser cruel. Essa investigação vai prejudicar uma mulher que faz um trabalho essencial. Que os embates políticos fiquem para os políticos. A esquerda que aplaude está iludida", escreveu ela.
O ministro Benedito Gonçalves foi um dos ministros que votou pela inelegibilidade de Bolsonaro no processo que condenou o ex-presidente por abuso de poder político e por uso indevido dos meios de comunicação por conta de uma reunião com diplomatas estrangeiros, realizada no dia 18 de julho de 2022.
O ministro também relatou a cassação do mandato de deputado de Deltan Dallagnol. Mas Benedito Gonçalves já foi alvo da Operação Lava Jato por suspeita de ligação com um dos empreiteiros presos pela força-tarefa coordenada pelo parlamentar quando atuava como procurador da República.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF