O governador de Roraima, Antônio Denarium (PP)| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Após leitura do relatório da ministra Isabel Gallotti, nesta terça-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento do recurso contra a cassação dos mandatos do governador do estado de Roraima, Antônio Denarium (PP), e do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).

CARREGANDO :)

Os dois foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada pela coligação “Roraima Muito Melhor"  composta pelo MDB, PL, PSB e PMB.

Denarium e Damião foram condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. O TRE declarou Denarium inelegível por oito anos e determinou a realização de novas eleições. 

Publicidade

Após o início da sessão e leitura do relatório, os advogados de defesa e acusação fizeram suas sustentações. Em seguida, o julgamento foi suspenso sem definir uma nova data para retorno.

O julgamento será retomado com o voto da relatora da ação e dos demais ministros da Corte eleitoral.

O que diz a acusação

Segundo a acusação, Denarium e Damião usaram a máquina pública para praticar ações proibidas durante o período eleitoral, com o objetivo de obter vantagens políticas na disputa, além do uso eleitoral dos programas sociais “Cesta da Família” e “Morar Melhor”. 

O que diz a defesa

A defesa de Antonio Denarium negou qualquer irregularidade nos programas sociais e disse que a transferência voluntária de recursos do governo estadual aos municípios seguiu a lei e não teve caráter eleitoreiro. 

Denarium também negou autopromoção na publicidade institucional e afirmou que não há provas de atos ilícitos. 

Publicidade

O advogado do vice-governador também negou as acusações de abuso de poder econômico e político, alegando que as ações realizadas não configuram condutas proibidas. 

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]