O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
13 de agosto
# 32 - Programa Future-se e o terceiro tsunami da educação; a gastança sem freio dos deputados com viagens
*** 1) Depois de 15 e 30 de maio, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sindicatos de todo país e a União Nacional dos Estudantes realizaram nesta terça-feira (13) um terceiro “tsunami da educação”. O motivo foi criticar o contingenciamento das verbas na educação e o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras, mais conhecido como “Future-se”, anunciado pelo Ministério da Educação em 17 de julho e com consulta pública aberta. O repórter Tiago Cordeiro explica o projeto polêmico do governo federal.
*** 2) A nova Câmara dos Deputados, com quase 50% de renovação na última eleição, aumentou em 82% as despesas com viagens internacionais no primeiro semestre deste ano. Foram R$ 2,67 milhões em passagens e diárias, contra R$ 1,47 milhão gasto no mesmo período do ano passado. A novata Luísa Canziani (PTB-PR) pagou R$ 36,6 mil por passagens para China, Indonésia e Vietnã, em comitiva de 13 deputados acompanhando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em maio. No mesmo trajeto, o deputado Zé Silva (SD-MG) gastou R$ 14 mil em passagens. O custo total da “missão” ficou em R$ 344 mil. Os deputados fizeram 186 viagens pelo mundo em seis meses. O jornalista Lúcio Vaz traz elenca esses dados.
***Ficha técnica: O ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.