- Diplomata da Ucrânia disse nos últimos dias que Bolsonaro "está mal informado" sobre a guerra e pediu maior solidariedade do presidente brasileiro
*) Poucos dias antes do início da invasão russa na Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Moscou. Disse, entre outras coisas, que “estava solidário à Rússia”, sem deixar exatamente claro a que se referia.
Desde este momento e durante a primeira semana da guerra, Bolsonaro passou longe de condenar o ataque russo com a mesma veemência que outros líderes mundiais.
O chanceler brasileiro, Carlos França, deu entrevista à Globo News e disse, por exemplo, que o Brasil “não quer apontar o culpado” e que a posição brasileira é de “equilíbrio e não de neutralidade”.
Entrevistas do diplomata da Ucrânia
O fato é que esse posicionamento brasileiro, principalmente o de Bolsonaro, parece estar incomodando a maior autoridade diplomática ucraniana aqui no país. O encarregado de negócios da Embaixada, Anatoly Tkach, concedeu duas entrevistas coletivas durante o feriado de carnaval. Disse, por exemplo, que Bolsonaro está “mal informado” e pediu maior solidariedade.
As críticas da diplomacia da Ucrânia sobre a posição de Bolsonaro na guerra são o assunto deste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o Renan Ramalho, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, que acompanhou as duas entrevistas coletivas do diplomata da Ucrânia.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Lucas Lencin montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião