• Carregando...
Brasil Ucrânia
Representante do presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, confirmou convite para o Brasil participar de evento sobre a guerra.| Foto: Presidência da Ucrânia/EFE

O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, confirmou na manhã desta quarta (14) o convite feito ao governo brasileiro para participar da “Cúpula da Paz”, que será promovida pelo presidente Volodymyr Zelensky para tratar da guerra da Rússia contra o país.

Em uma mensagem postada em uma rede social, Yermak diz que conversou com o assessor de relações internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, para participar do evento que ainda não tem uma data confirmada.

“Falei sobre a preparação para a Cúpula da Paz Global, na qual a Ucrânia busca envolver a comunidade global para implementar a fórmula de paz do Presidente Zelensky. A experiência do Brasil em proteção ambiental é extremamente valiosa para nós”, disse.

Yermak mencionou, na postagem, que a destruição da barragem de Kakhovska pela Rússia, na semana passada, “provou a extrema relevância da fórmula da paz”.

A intenção de convidar o Brasil para participar do evento já tinha sido mencionada no final de semana por Yermak, em que a Ucrânia pretende convidar países do chamado “Sul Global” para participar do encontro, como Índia, China, Arábia Saudita e nações africanas. Ele afirmou, ainda, que “quer ver o Brasil como um dos líderes da implantação do nosso Plano de Paz”.

O convite ao Brasil ocorre três semanas depois de Celso Amorim tentar conter a crise causada por declarações de Lula pela responsabilidade do conflito. O assessor do presidente disse que “não será fácil chegar a uma confluência. Será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]