A União Europeia cogita concluir o acordo entre com o Mercosul e fortalecer a relação com Brasil, Chile, Nigéria e Cazaquistão para conter o avanço da influência de Moscou. A estratégia da UE foi revelada em um documento confidencial redigido por diplomatas, que foi obtido e divulgado pelo site de notícias americano Politico.
O documento aponta como o bloco europeu pretende ampliar a relação com cada um dos países tratados como prioridade. Entre as medidas previstas, estão acordos comerciais, energéticos, de migração, entre outros. A intenção da UE é afastar a Rússia e a China desses países.
Com relação ao Brasil, o bloco afirma que "o atual governo mostra sinais de disposição para intensificar a cooperação". Além disso, a União Europeia considera que o país quer ser "reconhecido e tratado como um ator global". A UE argumenta que uma das formas de garantir o protagonismo do Brasil é tratar do acordo comercial com o Mercosul, que está parado.
Os diplomatas também demonstraram preocupação com a posição do Brasil sobre a guerra na Ucrânia. Neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia. Lula também afirmou que os Estados Unidos e a Europa acabam contribuindo para a continuidade da guerra. A declaração gerou forte repercussão dos EUA e da UE.
Além disso, a UE também se preocupa com a falta de cumprimento de ações relacionadas com clima, meio ambiente e aprovação sanitária dos produtos do bloco. O documento ressalta ainda que o Brasil não quer depender da Rússia e de Belarus para o fornecimento de fertilizantes ao país. E também reforça a necessidade da UE de focar em ações para “transições verdes e digitais” com o governo Lula.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF