Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Último voo de resgate de Israel pousa no Rio com 209 passageiros

Resgate de brasileiros
Nono voo de repatriação soma cerca de 1,4 mil brasileiros repatriados na operação Voltando em Paz. (Foto: divulgação/Gov BR e FAB)

3 tristes

  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado
  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Preocupado

Ouça este conteúdo

O nono voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel chegou ao Brasil na madrugada desta segunda (23) com 209 passageiros a bordo. O avião KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, vindo de Tel Aviv.

A expectativa é de que 15 estrangeiros de países próximos tenham vindo neste voo, mas a informação ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O voo ainda transportou 9 animais de estimação.

A operação Voltando em Paz resgatou cerca de 1,4 mil brasileiros que pediram ajuda ao governo para retornarem ao país após o início da guerra de Israel contra o Hamas, no último dia 7 de outubro. Não há expectativa de novos voos, mas o governo afirma que pode programar mais resgates a depender de novos pedidos de repatriação.

"Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel", disse o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Por outro lado, o voo de número 6 da operação ainda não retornou ao Brasil e está no Cairo à espera da abertura da fronteira de Gaza com o Egito, onde um grupo de cerca de 30 pessoas aguarda o resgate. A expectativa era de que houvesse uma abertura para estrangeiros neste fim de semana, mas apenas alguns caminhões com ajuda humanitária foram autorizados a atravessar a passagem pela cidade de Rafah, ao Sul do território conflagrado.

Segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil na última semana, os brasileiros e parentes próximos estão abrigados em Rafah e em Khan Younis aguardando a liberação da fronteira pelo governo egípcio. Ônibus para o transporte deles até a passagem e depois até o aeroporto que será usado para o resgate já estão contratados pelo governo e de prontidão para o traslado.

Desde o início dos conflitos entre Israel e Hamas, há 17 dias, mais de 6 mil pessoas morreram, entre elas três brasileiros e parentes próximos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.