Um dos criadores do Plano Real, o economista André Lara Resende aceitou convite para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outro integrante do grupo que lançou o Real em 1994 convidado para a equipe de transição mas que ainda não respondeu foi Pérsio Arida. O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, atua diretamente para que Arida se integre à equipe. Um terceiro economista foi convidado e deve ser confirmado em breve, o assessor econômico do PT Guilherme Mello.
No total, Lula tem 50 nomes para indicar à equipe de transição de governo. Porém, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já indicou que haverá integrantes voluntários no time.
Lara Resende foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na eleição de 2018 o economista assessorou a candidata à presidência Marina Silva. No primeiro turno da eleição desse ano, Lara Resende foi um dos economistas do Plano Real que declarou publicamente voto em Lula.
Arida, por sua vez, foi presidente do BNDES e do Banco Centro no governo FHC e também declarou voto em Lula no primeiro turno. Já Mello é professor da Universidade de Campinas (Unicamp), integra a Fundação Perseu Abramo e foi um dos porta-vozes da área econômica na campanha eleitoral de Lula.
Lula ainda não definiu nome de nenhum ministro de seu governo que começa no primeiro dia de 2023. A expectativa é grande para saber quem comandará as pastas como Fazenda e Planejamento. A pressão por esse nomes cresce pelo anúncio da PEC da Transição, que vai permitir gastos extras ao orçamento.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF