Depois de muitas tentativas, a PEC Emergencial finalmente está a um passo de sair do papel. A proposta foi aprovada no Senado e agora vai ser encaminhada para apreciação da Câmara. Pode parecer pouco, mas é o primeiro passo para retomar o pagamento do auxílio emergencial e também para colocar as contas do governo em dia.
Embora muito se fale sobre o retorno do benefício aos brasileiros impactados pela pandemia — um auxílio realmente providencial, ainda mais neste momento de medidas restritivas, como o resultado do PIB de 2020 bem mostrou —, a PEC é também uma vitória para a equipe econômica do governo. Isso porque ela traz dispositivos de contenção de gastos, algo que vem sendo apontado como crucial por Paulo Guedes para começar a colocar as finanças do país em ordem.
Para falar um pouco mais sobre a proposta e seus impactos diretos na economia e na vida do brasileiro, o podcast 15 Minutos recebe Jéssica Sant'Ana, editora de Economia da Gazeta do Povo, para analisar o texto aprovado e o que ele sinaliza para o futuro.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Durval Ramos e Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF