O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), afirmou que o partido discutirá, nesta quarta-feira (13), o possível afastamento de Luciano Bivar (PE) da presidência da legenda. A reunião da Executiva nacional foi convocada em meio a troca de acusações entre Bivar e o presidente eleito da sigla, Antônio Rueda.
Na madrugada desta segunda (11), as casas de praia de Rueda e de sua irmã, Maria Emília Rueda, tesoureira da sigla, foram incendiadas em Pernambuco. A família Rueda não descarta a possibilidade de um “atentado motivado por questões político-partidárias” e apontou Bivar como suspeito de ligação com os incêndios.
“Por todas as declarações, por todas as coletivas de imprensa que foram convocadas, as palavras colocadas pelo presidente [Bivar] não falam pelo nosso partido, não falam pela nossa bancada, não nos representam. Seria melhor que ele pedisse por espontânea vontade o seu afastamento, para nós não sermos obrigados a deliberar sobre isso”, disse Elmar após se reunir com a bancada da legenda nesta tarde.
Bivar negou qualquer participação no caso e classificou as suspeitas como “ilações”. Ele se opôs à eleição de Rueda no último dia 29. Na disputa, Rueda conseguiu o apoio da maioria dos parlamentares da sigla, de dirigentes e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O União Brasil surgiu da fusão entre o PSL e o DEM.
A troca no comando está prevista para junho. Até lá, Bivar seguiria no comando da legenda, que é a terceira maior da Câmara. No entanto, caso Bivar seja afastado, Rueda pode assumir a presidência do partido.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF