Ouça este conteúdo
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (12) a intenção de doar 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. O montante representa pouco mais de R$ 100 milhões.
O repasse foi confirmado durante o encontro de von der Leyen com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. "Ouvi seu discurso na COP 27 e acolho sua liderança com relação às questões climáticas e biodiversidade, debatemos a floresta amazônica, que é uma maravilha da natureza e o pulmão ver do mundo. Vamos contribuir com 20 milhões de euros para o fundo”, disse.
Além do aporte para o Fundo Amazônia, von der Leyen afirmou que a União Europeia pretende investir outros 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe. Os investimentos se darão pelo programa global gateway, que foca no desenvolvimento de infraestrutura com foco na adaptação climática e na sustentabilidade. Não foi detalhado qual valor deve ser separado para o Brasil.
"A Europa voltou ao Brasil. Nossas regiões são parceiros por opção. É chegada a hora de levar a nossa parceria estratégia a outro nível. A UE já é o principal investidor na região e vamos aumentar esse investimento através do global gateway em 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe", completou a presidente da comissão.