A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (12) a intenção de doar 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. O montante representa pouco mais de R$ 100 milhões.
O repasse foi confirmado durante o encontro de von der Leyen com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. "Ouvi seu discurso na COP 27 e acolho sua liderança com relação às questões climáticas e biodiversidade, debatemos a floresta amazônica, que é uma maravilha da natureza e o pulmão ver do mundo. Vamos contribuir com 20 milhões de euros para o fundo”, disse.
Além do aporte para o Fundo Amazônia, von der Leyen afirmou que a União Europeia pretende investir outros 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe. Os investimentos se darão pelo programa global gateway, que foca no desenvolvimento de infraestrutura com foco na adaptação climática e na sustentabilidade. Não foi detalhado qual valor deve ser separado para o Brasil.
"A Europa voltou ao Brasil. Nossas regiões são parceiros por opção. É chegada a hora de levar a nossa parceria estratégia a outro nível. A UE já é o principal investidor na região e vamos aumentar esse investimento através do global gateway em 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe", completou a presidente da comissão.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF