• Carregando...
O pedido da audiência sobre urnas eletrônicas foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
O pedido da audiência sobre urnas eletrônicas foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado realizará na próxima terça-feira (12) uma audiência pública para debater implicações da tecnologia no processo eleitoral brasileiro, bem como os eventuais aprimoramentos do sistema. O pedido foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

De acordo com o senador, o tema merece ser discutido, uma vez que "a transparência do sistema eleitoral brasileiro e a segurança das urnas eletrônicas têm sido intensamente questionadas nos últimos anos e, especialmente no último processo eleitoral".

Serão convidados autoridades e especialistas da área para falar sobre auditoria das urnas, segurança e aperfeiçoamento do processo eleitoral, fidelidade dos registros eletrônicos, a robustez dos códigos-fonte dos sistemas e programas.

Em agosto deste ano, o ministro Alexandre de Morae, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que questionar a integridade das urnas eletrônicas é o mesmo que duvidar da própria democracia brasileira. Ele classificou eventuais críticas como ofensas ao sistema eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]