A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado realizará na próxima terça-feira (12) uma audiência pública para debater implicações da tecnologia no processo eleitoral brasileiro, bem como os eventuais aprimoramentos do sistema. O pedido foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
De acordo com o senador, o tema merece ser discutido, uma vez que "a transparência do sistema eleitoral brasileiro e a segurança das urnas eletrônicas têm sido intensamente questionadas nos últimos anos e, especialmente no último processo eleitoral".
Serão convidados autoridades e especialistas da área para falar sobre auditoria das urnas, segurança e aperfeiçoamento do processo eleitoral, fidelidade dos registros eletrônicos, a robustez dos códigos-fonte dos sistemas e programas.
Em agosto deste ano, o ministro Alexandre de Morae, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que questionar a integridade das urnas eletrônicas é o mesmo que duvidar da própria democracia brasileira. Ele classificou eventuais críticas como ofensas ao sistema eleitoral.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião