A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado realizará na próxima terça-feira (12) uma audiência pública para debater implicações da tecnologia no processo eleitoral brasileiro, bem como os eventuais aprimoramentos do sistema. O pedido foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
De acordo com o senador, o tema merece ser discutido, uma vez que "a transparência do sistema eleitoral brasileiro e a segurança das urnas eletrônicas têm sido intensamente questionadas nos últimos anos e, especialmente no último processo eleitoral".
Serão convidados autoridades e especialistas da área para falar sobre auditoria das urnas, segurança e aperfeiçoamento do processo eleitoral, fidelidade dos registros eletrônicos, a robustez dos códigos-fonte dos sistemas e programas.
Em agosto deste ano, o ministro Alexandre de Morae, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que questionar a integridade das urnas eletrônicas é o mesmo que duvidar da própria democracia brasileira. Ele classificou eventuais críticas como ofensas ao sistema eleitoral.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF