#Com eficácia global de 50,38%, ligeiramente acima do mínimo exigido pela Anvisa, especialistas dizem que a vacina CoronaVac será fundamental para controlar a pandemia no Brasil.
É normal que surjam algumas dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19. Mas o que preocupa a comunidade científica é a desinformação sobre o assunto.
Este episódio do podcast 15 Minutos explica tudo o que você precisa saber sobre a CoronaVac que, afinal, deve ser uma das vacinas distribuídas à população aqui no Brasil.
Eficácia da vacina CoronaVac em testes no Brasil
A eficácia geral (ou global) da vacina CoronaVac contra a Covid-19 é de 50,38% nos testes realizados no Brasil. O resultado foi anunciado pelo Instituto Butantan e pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (12), durante entrevista coletiva.
O porcentual é ligeiramente acima de 50%, mínimo exigido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprove o uso da vacina no Brasil.
O diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, afirmou que a eficácia da CoronaVac no uso para a população em geral "deve ser bem mais alta" que os 50,38%.
Segundo ele, isso tende a ocorrer porque no Brasil os testes foram realizados com profissionais da saúde voluntários – pessoas que tendem a estar mais expostas ao coronavírus.
A convidada do episódio é uma especialista no assunto: a dra. Mellanie Fontes-Dutra, que já participou de outro episódio aqui do podcast. Ela é biomédica e PhD em Neurociências.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.