#289 - Pela primeira vez, representantes do país manifestaram-se à comunidade internacional sobre os estágios de desenvolvimento da vacina russa e deram informações sobre os testes e a tecnologia desenvolvida
***) Muitas dúvidas e algumas poucas informações: por enquanto é isso que resume a vacina russa Sputnik V, a primeira a ter o registro contra a Covid-19 e que deve ter testes realizados no Brasil.
É bem verdade que, nesta semana, pela primeira vez os representantes do Instituto Gamaleya e do Fundo de Investimento Direto Russo manifestaram-se à comunidade internacional sobre os estágios de desenvolvimento da vacina e deram algumas explicações sobre a tecnologia desenvolvida.
Nada que tranquilize em relação à segurança do imunizante e à eficácia do produto. Mas já se sabe, por exemplo, que a vacina foi testada, nas fases 1 e 2 dos ensaios clínicos, em voluntários que apresentaram boa resposta imunológica e efeitos colaterais considerados irrelevantes. Com um detalhe: foram apenas 220 voluntários.
Mesmo assim, a Rússia segue falando em vacinar sua população em outubro deste ano e exportar o imunizante a partir de novembro.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a vacina russa e como ela será testada no Brasil. O convidado é o Roger Pereira, repórter da Gazeta do Povo que está acompanhando o assunto.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF