#68 - O livro polêmico de Janot; e o regime semiaberto de Lula

Publicidade

***1) O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot teve a própria biografia vazada antes de ser publicada. Nela, o ex-PGR conta que pensou em matar o ministro do STF, Gilmar Mendes. Outros temas como a "farmacinha", as conversas que ele teve com a ex-presidente Dilma e o ex-senador Aécio Neves também foram abordados na obra. O editor Paulo Polzonoff fala sobre o livro e o excesso de vaidade de Janot.

***2) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode, desde o dia 23 de setembro, progredir do regime fechado para o semiaberto. Apesar dele não ter feito o pedido para obter o benefício, a força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido na semana passada para que o ex-presidente mude de regime. A decisão cabe à juíza Carolina Lebbos, responsável por fiscalizar a execução da pena de Lula. Na última segunda-feira (23), a defesa de Lula afirmou, em nota, que “Lula tem ciência do seu direito de pedir a progressão de regime e optou por não apresentar o pedido porque busca o restabelecimento de sua liberdade plena, com o reconhecimento de que foi vítima de processos corrompidos por nulidades, como a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro". A correspondente de Brasília da Gazeta do Povo, Kelli Kadanus analisa a situação do ex-presidente.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Durval Ramos, Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.