Valdemar Costa Neto, presidente do PL – partido de Jair Bolsonaro – afirmou nesta quinta-feira (28) que a bancada do partido poderá votar favoravelmente a uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar das críticas, Dino vem sendo apontado como um dos nomes favoritos para assumir uma vaga no STF, com a saída da ministra Rosa Weber.
“Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, disse o presidente do PL à CNN Brasil.
A indicação do futuro ministro para a Suprema Corte precisa passar por uma sabatina com os senadores antes de ser aprovada em Plenário. No Senado, a bancada do PL conta com 12 senadores, um número de apoio bastante expressivo caso se confirme a declaração de Valdemar Costa.
Acontece, porém, que o nome de Dino não é bem recebido pela oposição, e a declaração do presidente do PL não agradou alguns dos senadores do partido.
O senador Jorge Seif (PL-SC) questionou a declaração de Valdemar Costa pelas redes sociais. "É pegadinha do malandro?", escreveu.
"Tem coisa errada aí… Se estamos denunciando o Jurássico em tribunais internacionais, como PL vai apoiá-lo? É pegadinha do malandro? Só faço votos que o cidadão [Flávio Dino] seja indiciado, julgado e condenado por seus crimes", escreveu Seif pela rede X, antigo Twitter.
Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o nome de Flávio Dino não vai passar no Senado, e ele reforçou ser totalmente contrário a possível indicação do ministro da Justiça. "Minha posição pessoal é que JAMAIS votaria a favor de uma pessoa arrogante, prepotente, que defende aborto, não combate o tráfico de drogas e armas, debocha do Senado e usa “sua” polícia para perseguir políticos até do governo que integra, quem dirá opositores. Não passaria!", escreveu o senador.
O senador Magno Malta (PL-ES) duvidou da declaração de Valdemar Costa, e em um vídeo enviado à Gazeta do Povo, disse que "muitas falas dele [Valdemar] são distorcidas pela mídia".
"Não ouvi ele [Valdemar Costa] falar e nem comentar, mas posso dizer que jamais votarei em Flávio Dino, se ele for indicado. Se isso custasse o meu pescoço, eu entregaria o meu pescoço, mas não vou votar em alguém que nos chama de 'golpistas' e 'terroristas'. Ele manda no Brasil, vai nas comissões e debocha, não respeita as pessoas e nem o Parlamento", diz Malta.
O senador ainda acrescentou que espera que "o PL não cometa esse erro, e que a imprensa tenha distorcido a fala de Valdemar". Se tiver votação, eu voto contra", reforçou.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF