O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta terça-feira (30) que a operação da Polícia Federal (PF) contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) ocorreu dias depois de o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro receber convite para se filiar ao partido e assumir a presidência da legenda no estado fluminense. O mandatário do PL também mencionou que o caso se trata de uma “perseguição à família Bolsonaro e aos nossos candidatos”.
“Um dia depois do anúncio, dia 25, foi deflagrada, pela Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a operação contra o deputado federal Alexandre Ramagem, nosso pré-candidato à prefeitura do Rio. Ontem, dia 29, em mais uma ação muito rápida, foi deflagrada outra operação da PF contra o vereador Carlos”, disse Valdemar Costa pela rede X (antigo Twitter).
Segundo Valdemar, as recentes operações estão ocorrendo “por conta das últimas pesquisas”. A pesquisa do Instituto Gerp, divulgada no dia 25 de janeiro, apontou que Carlos Jordy (PL-RJ) aparece em segundo lugar para a prefeitura de Niterói. Já a pesquisa AtlasIntel, divulgada no início de janeiro, apontou Alexandre Ramagem (19,1%) em segundo para a prefeitura do Rio de Janeiro. Tanto Jordy como Ramagem foram alvos da Polícia Federal nos últimos dias.
“Quero enfatizar que nosso projeto está mais forte do que nunca e vamos ganhar as eleições no Rio de Janeiro, porque o Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro são campeões de votos no Rio”, declarou Valdemar.
A filiação de Carlos Bolsonaro, prevista para ocorrer nos próximos dias, é vista como peça-chave para conduzir a campanha eleitoral dos candidatos do PL.
Fake news e "perseguição implacável a Bolsonaro"
Ao comentar a operação da Polícia Federal contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Valdemar disse que “grandes líderes mundiais sofreram perseguições implacáveis”, e com Bolsonaro não seria diferente.
“É incrível a resiliência que esse homem tem. O Flávio, o Carlos, o Eduardo e o capitão sairão vencedores desse entusiasmo injusto e cego que distorce, machuca, contamina e erra. A democracia não é relativa”, disse o presidente do PL.
Valdemar também criticou a fake news divulgada por uma jornalista de uma “renomada emissora de televisão”, que disse que a PF havia encontrado um computador da Abin na casa do vereador Carlos Bolsonaro.
“Depois ela teve a ombridade de corrigir o erro. O problema é que o entusiasmo em dar a notícia falsa claro que foi muito maior do que o entusiasmo em corrigir o erro e, por conta disso, muita gente espalhou a notícia falsa e talvez não saiba que nunca existiu computador da ABIN na Casa do Carlos e que nada foi encontrado lá”, declarou.
Valdemar também ressaltou que o “entusiasmo em expor e falar negativamente do Bolsonaro e seus filhos nunca será maior do que o entusiasmo que se percebe nos olhares de milhões e milhões de brasileiros patriotas”.
Metodologia das pesquisas eleitorais
A pesquisa do Instituto Gerp, feita com recursos próprios do instituto, entrevistou pessoalmente 1.250 eleitores de Niterói, entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo RJ-05159/2024.
A pesquisa AtlasIntel entrevistou 800 pessoas da cidade do Rio de Janeiro por meio de uma metodologia chamada recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O levantamento foi realizado de 25 de dezembro de 2023 a 30 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 3 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião