- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as repercussões políticas e jurídicas dos atos violentos em Brasília
*) Os protestos violentos praticados por vândalos em Brasília neste domingo (8) receberam as condenações de diversos políticos, da esquerda à direita, e também de muitas lideranças políticas do mundo todo. As imagens estamparam jornais de todo o mundo.
No Brasil, reações fortes nos mundos político e jurídico. Depois da intervenção federal decretada na segurança pública do Distrito Federal por Lula (PT), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu afastar do cargo por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Além disso, os acampamentos feitos desde o fim do segundo turno em frente a quartéis por todo o Brasil estão sendo totalmente desmobilizados.
Os atos de Brasília se assemelham ao que foi visto nos Estados Unidos, em janeiro de 2021, com a invasão ao Capitólio. Naquele momento, o podcast 15 Minutos recebeu o colunista da Gazeta do Povo, Diogo Schelp. A análise era exatamente sobre o risco de que fatos semelhantes pudessem acontecer em outros países, assim com o Brasil.
Este episódio do podcast 15 Minutos volta a falar sobre o tema e recebe novamente o Diogo Schelp. Ele fala também sobre o futuro da oposição política a Lula depois dos atos violentos registrados no domingo na capital federal.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião