- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as repercussões políticas e jurídicas dos atos violentos em Brasília
*) Os protestos violentos praticados por vândalos em Brasília neste domingo (8) receberam as condenações de diversos políticos, da esquerda à direita, e também de muitas lideranças políticas do mundo todo. As imagens estamparam jornais de todo o mundo.
No Brasil, reações fortes nos mundos político e jurídico. Depois da intervenção federal decretada na segurança pública do Distrito Federal por Lula (PT), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu afastar do cargo por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Além disso, os acampamentos feitos desde o fim do segundo turno em frente a quartéis por todo o Brasil estão sendo totalmente desmobilizados.
Os atos de Brasília se assemelham ao que foi visto nos Estados Unidos, em janeiro de 2021, com a invasão ao Capitólio. Naquele momento, o podcast 15 Minutos recebeu o colunista da Gazeta do Povo, Diogo Schelp. A análise era exatamente sobre o risco de que fatos semelhantes pudessem acontecer em outros países, assim com o Brasil.
Este episódio do podcast 15 Minutos volta a falar sobre o tema e recebe novamente o Diogo Schelp. Ele fala também sobre o futuro da oposição política a Lula depois dos atos violentos registrados no domingo na capital federal.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF