Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terras indígenas

Veja como cada parlamentar votou na derrubada do veto de Lula ao marco temporal

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos presidenciais a matérias aprovadas por senadores e deputados. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Congresso derrubou a maioria dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que firma o marco temporal para a demarcação de terras indígenas no Brasil. Entre os senadores, apenas 19 votaram pela manutenção do veto presidencial, enquanto 53 optaram pela derrubada. Na Câmara, 321 votaram pela rejeição do veto e 137 pela manutenção. Houve ainda uma abstenção.

Lula havia vetado 30 pontos do projeto de lei, em especial o que estabelecia a tese do marco temporal. Embora os vetos destacados tenham sido derrubados integralmente, cinco dispositivos vetados por Lula foram mantidos. Eles tratavam do contato com indígenas isolados, do uso de produtos transgênicos dentro das terras indígenas e da possibilidade de revisão de demarcações em caso de identificação de indígenas que não preservem traços culturais.

Veja a seguir como votou cada parlamentar:

Na Câmara, votaram pela derrubada dos vetos:

Na Câmara, votaram pela manutenção dos vetos de Lula:

No Senado, votaram pela derrubada dos vetos de Lula:

No Senado, votaram pela manutenção dos vetos de Lula:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.