Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisa nesta quarta-feira (21) aponta que Elói Pietá (sem partido) lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Guarulhos, com 28,7% das intenções de voto. O ex-prefeito de Guarulhos e ex-deputado federal petista é seguido pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) que aparece com 20,4% de preferência em um cenário estimulado com sete candidatos.
A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e foi realizada entre os dias 15 e 20 de fevereiro na cidade de Guarulhos. Na lista de candidatos também aparecem: o vereador do PDT Fausto Martello (10,1%), o vereador do PL Lucas Sanches (9,4%), o deputado federal do PT Alencar Santana (7,9%), Professor Jesus (4,6%) e o secretário do governo municipal Edmilson Americano (4,1%). Além disso, 10,1% dos entrevistados optaram por voto branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,6% estão indecisos ou não responderam.
Intenção de voto para a Prefeitura de Guarulhos (estimulada)
- Elói Pietá - 28,7%
- Jorge Wilson Xerife do Consumidor - 20,4%
- Martello - 10,1%
- Lucas Sanches - 9,4%
- Alencar Santana - 7,9%
- Professor Jesus - 4,6%
- Edmilson Americano - 4,1%
- Não sabe/ Não respondeu - 4,6%
- Nenhum/ Branco/ Nulo - 10,1%
Avaliação de prefeito, governador de SP e Lula
A pesquisa também avaliou entre os entrevistados a gestão do prefeito de Guarulhos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em relação a administração do atual prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), conhecido como Guti, 48% desaprovam a gestão, contra 47,8% que aprovam. Sobre a administração do governador Tarcísio, 65% aprovam e 31,1% desaprovam.
Já sobre o presidente Lula, 50,6% dos eleitores de Guarulhos desaprovam a gestão do petista, enquanto que 47% aprovam.
Influência de Lula e Bolsonaro na eleição de Guarulhos
A pesquisa também mostrou que Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm potencial de influenciar a decisão dos eleitores no pleito de Guarulhos em outubro. Dos entrevistados para este levantamento, 24,6% disseram que com certeza votariam no candidato indicado por Bolsonaro. Lula obteve um número semelhante: 24,4% disseram que votariam em um nome apoiado pelo presidente. O governador Tarcísio e o prefeito Guti também têm poder de influenciar o voto: 23,3% disseram que votariam no indicado de Tarcísio e 14% votariam no candidato apoiado por Guti.
A pesquisa completa pode ser conferida neste link.
Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas, feito com recursos próprios do instituto, entrevistou pessoalmente 800 eleitores em Guarulhos, entre os dias 15 e 20 de fevereiro de 2024, sendo auditadas, no mínimo, 20% das entrevistas. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-01826/2024.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF