- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a crise provocada por Nicolás Maduro entre Venezuela e Guiana e a posição de Lula sobre o tema
*) A situação entre Venezuela e a Guiana preocupa a América do Sul. Será que o continente estaria vivendo a possibilidade de um conflito armado?
Quanto a isso, especialistas ainda divergem sobre as chances de o ditador Nicolás Maduro iniciar uma ofensiva militar contra o país vizinho. No entanto, alguns passos a mais na escalada da crise foram dados com o referendo do último domingo.
Convocada pela ditadura bolivariana, a população venezuelana aprovou que o país tome medidas para anexar mais de 160 mil quilômetros quadrados de território da vizinha Guiana, a oeste do rio Essequibo. Esta área corresponde a cerca de 70% do território guianense, sobre os quais Caracas reivindica soberania desde o século 19.
Como pano de fundo, a descoberta de petróleo na região.
Posição do Brasil e de Lula sobre a situação entre Venezuela e Guiana
Em meio a todo esse cenário, entra a posição do Brasil. O país enviou alguns poucos militares para a região da fronteira. Ao mesmo tempo, é fato que, desde que assumiu o terceiro mandato, Lula (PT) fez vários discursos e tomou algumas medidas que afagaram o ditador Nicolas Maduro.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre esses assuntos. A convidada é a Carinne Souza, da equipe de República aqui da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF