Um vereador da cidade de Cândido Mendes, no Maranhão, jogou R$ 250 mil em dinheiro pela janela da Câmara Municipal e causou tumulto entre pessoas que passavam pela rua. O objetivo dele era acusar o prefeito da cidade de suposta corrupção.
O vereador Cleverson Pedro Sousa de Jesus (PCdoB), mais conhecido como Sababa Filho, acusou o prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus, conhecido como Facinho (PL), de corrupção. Ele disse que o prefeito teria oferecido o dinheiro para que o vereador abrisse mão de seu mandato.
Já o prefeito disse que o episódio foi uma armação do vereador, que teria falhado em uma tentativa anterior de retirá-lo do cargo.
Considerados inimigos políticos, Sababa utilizou uma sessão ordinária na Câmara Municipal para alegar que o prefeito da cidade o havia subornado. Sem apresentar evidências além do dinheiro, ele disse que os dois se encontraram e o prefeito teria oferecido a quantia em troca de uma carta de renúncia do vereador.
Durante a sessão, Sababa rasgou a carta em frente aos outros parlamentares que estavam na reunião e mostrou o montante do suposto suborno que estava guardado em uma mochila preta. Após tirar todo o valor da mochila, o vereador se direcionou à janela da sala e jogou as cédulas na rua.
Enquanto jogava o dinheiro, o parlamentar gritava: "esse dinheiro é do povo”. Na rua, dezenas de pessoas tentaram pegar as cédulas que caiam do prédio do legislativo. O caso rapidamente ganhou as redes sociais e o caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.
Após jogar a quantia na rua, o vereador se dirigiu a uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência. O caso vai ser investigado pela polícia e analisado pelo Poder Judiciário. Além disso, a Justiça Eleitoral também deve ser acionada.
Em pronunciamento, o prefeito Facinho alegou que não se encontrou com o vereador e que criou uma "simulação" a fim de "causar confusão. "O referido vereador estava desesperado, por ter tentado me cassar e não ter conseguido, por não ter fundamentos legais, tampouco quórum necessário para cassação ", alegou Facinho.
Ucrânia aceita proposta dos EUA de 30 dias de trégua na guerra. Ajuda militar é retomada
3 pontos que explicam por que a esquerda quer cancelar Frei Gilson
Governo quer ampliar crédito consignado para acelerar o PIB; o que se sabe da medida
Projeto para arena em Curitiba integra estratégia de concorrência por grandes eventos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF