#85 - Pequenos municípios que gastam mais com vereadores do que arrecadam com o IPTU; e os maiores devedores da Previdência
***1) O custo das câmaras de vereadores pesa mais no orçamento dos menores municípios. Na média de todos os municípios brasileiros, o financiamento das despesas com o legislativo fica em 2,8% da receita das prefeituras. Nas cidades com até 20 mil habitantes, essa participação chega a 3,8%. Nesses municípios, as câmaras custam 2,7 vezes mais do que a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nos municípios com população de 20 mil a 50 mil, a participação das câmaras na receita da prefeitura cai para 3%. Nos municípios de 100 mil a 200 mil, o percentual fica em 2,6%. Os dados foram levantados pela Frente Nacional de Prefeitos, a partir de informações contábeis e fiscais do setor público divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, e publicados no anuário Multicidades. Relativos a 2018, os dados foram complementados com relatórios divulgados pelas prefeituras em seus portais de transparência ou por órgãos governamentais de controle. O fiscal dos políticos, Lúcio Vaz, comenta os gastos dos pequenos e grandes municípios do país com as câmaras.
***2) Os 500 maiores devedores da Previdência Social acumulam uma dívida que chega a R$ 118,2 bilhões. Desse valor, apenas 25,5% estão em situação regular, ou seja, a dívida está sendo paga, renegociada ou está suspensa por decisão judicial. A maior parte, 74,5%, está em situação irregular, pois o devedor ainda não regularizou a sua situação com o governo. Os grandes devedores da Previdência são pessoas jurídicas. São empresas privadas, em sua maioria, e uma pequena parcela de órgãos públicos. No caso das empresas, há companhias em processo de recuperação judicial e outras falidas, ou seja, que já fecharam as portas. Correspondente em Brasília, Jéssica Sant'Ana lista o nome das empresas que estão devendo para a Previdência.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF