Celso Amorim, assessor de assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula Silva, chegou nesta sexta-feira (26) à Venezuela, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores da ditadura chavista, Yvan Gil.
Numa publicação no X, o chanceler venezuelano destacou que Amorim vai acompanhar a eleição presidencial de domingo (28) e publicou um vídeo da reunião entre ambos.
“Durante um encontro cordial, discutimos a relevância destas eleições e o clima de paz que existe na Venezuela, da impecável organização do processo por parte do nosso poder eleitoral; um dos mais transparentes e seguros do mundo”, escreveu Gil – sem mencionar as repetidas denúncias de fraudes em eleições anteriores e a perseguição e prisão de opositores.
“Aproveitamos para discutir os grandes desafios de transmitir informações verdadeiras baseadas no respeito absoluto à legislação venezuelana”, acrescentou o chanceler. Amorim ainda não se manifestou sobre a reunião.
O assessor de Lula chegou à Venezuela no dia em que diversos políticos estrangeiros convidados pela oposição ao chavismo foram impedidos de entrar no país para realizar o monitoramento das eleições de domingo.
No início da semana, Lula se disse “assustado” com as declarações de Maduro de que haverá um “banho de sangue” na Venezuela caso o principal candidato oposicionista, Edmundo González, vença a eleição. O brasileiro também disse que o ditador precisaria aceitar a derrota caso perca nas urnas.
O chavista respondeu dizendo ao brasileiro para tomar “um chá de camomila” e que as eleições no Brasil não são auditadas. Depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro desistiu de mandar uma equipe para acompanhar a votação.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF