Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em viagem pela Itália e França desde a noite de segunda (19), vai ter uma audiência com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni na tarde de quarta (21). O encontro com a liderança de direita não estava previsto na agenda oficial e foi marcado nesta terça (20).
Inicialmente, interlocutores ligados ao Ministério das Relações Exteriores afirmavam que havia uma “incompatibilidade de agenda”, já que Lula terá também uma reunião com o papa Francisco, com o presidente Sergio Mattarella e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, durante a estada na Itália.
No entanto, no meio do primeiro dia de compromissos, o Itamaraty confirmou a reunião com Meloni. "Por ocasião da visita oficial à Itália e ao Vaticano, de 20 a 22 de junho corrente, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, na tarde do dia 21", disse o ministério em nota.
Giorgia Meloni é uma das lideranças do Fratelli D’Itália, partido de direita que formou uma coalizão com o Forza Itália, fundado pelo falecido ex-premiê Silvio Berlusconi, e pela Liga, simpatizante do conservadorismo. A primeira-ministra é a primeira mulher a ocupar o cargo, e a coligação foi a vencedora das eleições parlamentares, sendo o Fratelli D'Itália o mais votado do congresso italiano.