O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em viagem pela Itália e França desde a noite de segunda (19), vai ter uma audiência com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni na tarde de quarta (21). O encontro com a liderança de direita não estava previsto na agenda oficial e foi marcado nesta terça (20).
Inicialmente, interlocutores ligados ao Ministério das Relações Exteriores afirmavam que havia uma “incompatibilidade de agenda”, já que Lula terá também uma reunião com o papa Francisco, com o presidente Sergio Mattarella e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, durante a estada na Itália.
No entanto, no meio do primeiro dia de compromissos, o Itamaraty confirmou a reunião com Meloni. "Por ocasião da visita oficial à Itália e ao Vaticano, de 20 a 22 de junho corrente, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, na tarde do dia 21", disse o ministério em nota.
Giorgia Meloni é uma das lideranças do Fratelli D’Itália, partido de direita que formou uma coalizão com o Forza Itália, fundado pelo falecido ex-premiê Silvio Berlusconi, e pela Liga, simpatizante do conservadorismo. A primeira-ministra é a primeira mulher a ocupar o cargo, e a coligação foi a vencedora das eleições parlamentares, sendo o Fratelli D'Itália o mais votado do congresso italiano.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF