Não foi à toa que os nomes do Ministro da Informação e Propaganda nazista Joseph Goebbels e o do Secretário Especial da Cultura Roberto Alvim amanheceram associados e figurando entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Foi imediata a repercussão negativa ao vídeo em que o Secretário usa expressões idênticas a de discursos de Goebbels ao anunciar um prêmio de fomento à cultura.
O vídeo foi publicado na noite desta quinta-feira (16) na página da Secretaria Especial da Cultura, logo depois que o Secretário participou da live semanal com o presidente Bolsonaro anunciando o lançamento de um edital para produções de filmes de cunho nacionalista e outro de estímulo a produções culturais (de ópera a histórias em quadrinhos).
A lista de trending toppics do twitter inclui Goebbels, Roberto Alvim, Cultura, Nazismo, Israel, Alemanha e até Wagner (menção ao compositor alemão Richard Wagner, autor da trilha sonora que se ouve no vídeo). A hashtag #foraalvim também figura entre os assuntos do momento.
Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, sugeriram através de postagens, o afastamento imediato do Secretário.
Analistas políticos pediram a demissão dele e que o governo se pronuncie sobre a fala de Roberto Alvim.
Na página do Facebook da Secretaria Especial da Cultura, onde o vídeo foi publicado, o post já tinha quase dois mil comentários hoje cedo. Os seguidores também associaram a fala de Roberto Alvim ao nazismo. Um deles chegou a publicar a citação original de Goebbels. Muitas das expressões são iguais às usadas pelo Secretário no vídeo.
O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) aproveitou para mencionar a ideologia associada ao governo Bolsonaro.
Até o filósofo Olavo de Carvalho, que foi professor de Roberto Alvim e é considerado referência do pensamento conservador entre os bolsonaristas, criticou a fala do Secretário.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF