A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, responsável pelo enfrentamento desse tipo de violência no governo federal.| Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
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O número de denúncias de violência contra mulheres recebidas pelo Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher do governo federal, diminuiu 7,8% de 2018 para 2019, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). Foram 85,4 mil denúncias em 2019, ante 92,7 mil no ano anterior.

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Uma diminuição expressiva no número de ligações atendidas, de mais de 50%, também foi registrada. Em 2018, a Ouvidoria havia registrado 2,7 milhões de ligações atendidas. Em 2019, o número caiu para 1,3 milhão.

Mas, segundo o ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Fernando Pereira, o alto número de 2018 se deve a uma falha técnica que está sendo revisada. Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) identificou duplicidade em alguns registros de ligações atendidas – o que explica, em parte, a diferença entre os dois anos.

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“Todas as discrepâncias muito volumosas foram em razão de mudança da metodologia, de melhor classificação da denúncia, e não do aumento efetivo do número de denúncias”, afirma Pereira.

Os números foram divulgados em coletiva de imprensa por videoconferência com Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e outros membros da pasta.

“Hoje eu apresento os dados de uma gestão que já estava sob minha responsabilidade. E confesso para vocês que é com tristeza que apresento os números, com muita tristeza”, disse Damares. “Tenho que dizer que, apesar de termos trabalhado muito, a violência cresceu.”

RJ, DF e MS lideram atendimentos por violência doméstica

O Rio de Janeiro, o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul lideram o ranking de atendimentos realizados por unidade federativa, a cada 100 mil habitantes, relacionados à violência doméstica.

No Rio, foram 98,92 ligações atendidas pelo canal do governo a cada 100 mil habitantes, o maior número do país. No Distrito Federal, foram 91,64 atendimentos por 100 mil habitantes. Já o MS registrou um índice de 82,42.

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Denúncias representaram 6,5% das ligações atendidas

O Ligue 180 recebeu, no total, 1,3 milhão de ligações em 2019, dos quais 6,5% foram denúncias de violência. As outras ligações foram para solicitação de informações sobre sobre a rede de proteção e direitos das mulheres (47,91%) ou para elogios, sugestões, reclamações ou trotes (45,59%), segundo o MMFDH.

Pereira ressaltou que houve uma diminuição no tempo aguardado para o atendimento das ligações. Em 2019, os usuários do Ligue 180 esperaram, em média, quatro segundos para serem atendidos. Em 2018, aguardavam uma média de seis segundos.

A quantidade de ligações atendidas em até 20 segundos foram 96% do total. A média de duração das chamadas foi de 3 minutos e 40 segundos.